Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ramba, morre dois meses depois de chegar ao Santuário dos Elefantes

O anúncio foi feito pelo próprio santuário em sua página oficial no Facebook


Por Folhapress Publicado 28/12/2019
Elefanta Ramba - Divulgação (SEB)
Elefanta Ramba – Divulgação (SEB)

Dois meses depois de sua chegada ao Santuário dos Elefantes, em Chapada dos Guimarães (MT), a elefanta Ramba, de idade estimada em 53 anos e com cinco toneladas, não resistiu à doença renal e morreu na última quinta-feira (16). O anúncio foi feito pelo próprio santuário em sua página oficial no Facebook.

“É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de Ramba”, anunciou a página. “Ainda que após a necropsia tenhamos mais detalhes, sua morte, apesar de dolorosa, não nos surpreendeu tanto. Quando Ramba foi diagnosticada com doença renal, ainda no Chile, há sete anos, tínhamos muita esperança que ela conseguisse viver por mais um ano, no mínimo. Milagrosamente esse ano transformou-se em sete, dando-lhe forças que a ajudaram a chegar ao Santuário”, completou. (Leia o comunicado, na íntegra, abaixo)

A elefanta de origem asiática chegou ao Brasil em outubro, depois de sofrer maus-tratos e ser explorada por décadas em circos de países como Argentina e Chile.

No início, o governo de MT cogitou a possibilidade de cobrar R$ 49.763,14 em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) devido à importação da elefanta, mas o juiz Leonísio Salles de Abreu, da 1ª Vara Cível de Chapada dos Guimarães, concedeu liminar proibindo o Estado de realizar a cobrança.

Ramba foi a quarta elefanta a chegar ao santuário —primeiro lugar destinado à conservação de tais animais na América Latina. As outras três moradoras do SEB viviam em estados brasileiros e foram colocadas dentro de caixas de aço e levadas em caminhões à Chapada dos Guimarães.

Chegada ao Brasil

Com direito a uma operação especial, grande equipe envolvida e faixa de recepção, a elefanta Ramba chegou ao Brasil no dia 16 de outubro.

Ela aterrissou no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), dentro de uma espécie de contêiner especial para o transporte de animais, e movimentou o local de um modo inusitado.

Após a chegada em Viracopos, a elefanta seguiu de caminhão até o santuário em uma viagem que durou cerca de 30 horas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.